Ethel Maciel
Epidemiologista. Desenvolve suas atividades no Campo da Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos epidemiológicos, epidemiologia de doenças infecciosas, análise de controle de epidemias (COVID-19, Zika vírus, febre amarela, Mpox) e em especial o estudo da Tuberculose. Integra o Comitê Executivo da Rede Brasileira de Mulheres Cientistas. Integra o Comitê Executivo da Rede Brasileira de Mulheres Cientistas e desenvolve atividades de divulgação da ciência e combate à desinformação. Atualmente é Secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA - Ministério da Saúde).
A menina de Baixo Guandu, filha de pais trabalhadores comerciantes, estudou em escolas públicas do interior. Seus pais só tem o ensino fundamental, mas desde cedo a incentivaram a valorizar a educação e ela veio para Vitória para completar os estudos.
Bailarina e enfermeira de formação e coração, no dilema entre qual das carreiras seguir, uma professora e cientista foi inspiração de contribuição decisiva para sua escolha pela ciência. Formada em enfermagem pela Universidade Federal do Espírito Santo, onde é professora desde 1998. Tem se dedicado a pesquisas nas áreas de saúde coletiva e epidemiologia, sendo bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq em Epidemiologia. Foi vice-reitora de 2013 a 2020, período em que contribuiu para a implementação de importantes projetos. Foi eleita a primeira reitora mulher da UFES. Porém, o então presidente Jair Bolsonaro acabou por nomear outro candidato da lista.
A delicadeza e leveza da bailarina fazem o contraponto perfeito com a insubmissão e coragem da mulher que não se esquiva das lutas contra as injustiças.
E neste momento, apesar da injustiça da não nomeação, uma injustiça social ainda maior assombrava a todos nós - A pandemia de covid-19. Convocada a ajudar, não hesitou e não poupou esforços, ganhando destaque pela sua atuação na pesquisa e combate à doença. Assumiu importante papel de levar a ciência ao povo, contribuindo com orientações ao Governo do Estado e com informações claras e acessíveis a toda a comunidade lutando contra a desinformação e o negacionismo.
Ethel integra o Comitê Executivo da Rede Brasileira de Mulheres Cientistas e desenvolve atividades de divulgação da ciência e combate à desinformação. Atualmente compõe a equipe do Ministério da Saúde, ocupando o cargo de Secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente.
Cientista, feminista, defensora dos direitos humanos, sempre presente quando solicitada, assertiva em seus posicionamentos, sensível à dor alheia e de uma paciência inigualágel em repetir incalculáveis vezes que a vacina é importante e salva vidas! Ethel Maciel, Orgulho UFES!
Saiba mais em:
Ethel Maciel vence consulta informal para reitoria da Ufes - Século Diário (seculodiario.com.br)