Viviane dos Santos Barbosa
“Não saber as coisas me incomoda”. Esta afirmação sempre norteou a trajetória da baiana Viviane dos Santos Barbosa, 36 anos, que venceu a concorrência com 800 trabalhos científicos em conferência internacional na Finlândia.
A baiana Viviane Barbosa, sempre demonstrou interesse por fazer ciência, sempre se destacou na escola e aos 3 anos e como ela já sabia ler, foi transferida para a 1ª série do ensino fundamental. Desde a infância Viviane ministrou aulas de reforço escolar para alunos de diversas escolas de Salvador juntamente com suas irmãs e sua mãe, Professora Nilza, a idealizadora da Troca de Livros, projeto que até hoje beneficia muitas famílias carentes na Bahia
As experiências adquiridas com essas atividades e também o exemplo do seu pai, Florisvaldo Barbosa, um ‘cientista caseiro’ (autodidata que enchia a casa com vários objetos eletrônicos usados em suas inúmeras experiências) deram ingredientes importantes para a formação de um cientista como um caráter curioso, metódico e perseverante.Quando completou seus estudos no ensino médio, Viviane ingressou no curso de Química, no atual IFBA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia). Em 1990, ultrapassando diversos obstáculos, Viviane entrou para a Universidade Técnica de Delft, na Holanda, onde fez bacharelado em Engenharia Química e Bioquímica e seu mestrado em Engenharia Química no departamento de Nanotecnologia.
Saiba mais em: