Cientistas brasileiras: 90 anos de Niède Guidon
Temos a felicidade de lhes convidar a participar da Exposição comemorativa aos 90 anos de Niède Guidon, que trará também em seu escopo outras brilhantes e inspiradoras mulheres cientistas brasileiras. A exposição será realizada no Mês das Mulheres, no hall da Biblioteca central da UFES, a abertura será às 10h do dia 08 de março.
Serão apresentadas grandes cientistas que marcaram a história da ciência no Brasil e como suas descobertas transformaram a vida das pessoas atualmente. Niède Guidon, que em 12 de março de 2023 fará 90 anos, é uma arqueóloga brasileira conhecida por seu trabalho em arqueologia pré-histórica de civilizações sul-americanas e seus esforços para garantir a conservação de grande área de Patrimônio da Humanidade no nordeste brasileiro. A cientista, cujo reconhecimento é internacional terá a data celebrada pelo Museu do Homem Americano e Museu da Natureza, ambos geridos pela FUMDHAM – Fundação Museu do Homem Americano, instituição criada por ela para garantir a preservação do patrimônio cultural e natural do Parque Nacional Serra da Capivara. Uma mulher que venceu muitas preconceitos e barreiras em uma sociedade machista do interior nordestino da década de 70 para se tornar uma cientista brilhante e projetar internacionalmente o Brasil.
Assim, além da Niéde Guidon, serão homenageadas as cientistas: Bertha Lutz, Graziela Barroso, Jaqueline Gomes de Jesus, Darlene Taukane, Neiva Guedes, Elisa Frota Enedina Marques, Nise da Silveira, Ethel Maciel, Adriana Dias, Camily dos Santos, Laura Drebes, Carmem Velasco Portinho e as mulheres que tiveram os seus feitos invisibilizados, que por vezes nem sabemos o seu nome.