No dia 08/03/2024 acontecerá, no Instituto Federal do Espírito Santo (Campus de Aracruz-Bloco F), a abertura da Exposição "Cientistas Brasileiras" que trará em seu escopo brilhantes e inspiradoras mulheres que marcaram a história da ciência no Brasil e como suas descobertas transformaram a vida das pessoas atualmente.
O agendamento de visitas poderá ser realizado pelo e-mail: extensao.ar [at] ifes.edu.br
Na última quinta-feira, o LabPop teve o privilégio de ministrar o mini curso Mulheres na Ciência Brasileira que fez parte da XI Jornada Integrada de Extensão e Cultura promova pela PROEX. Realizado virtualmente, contou com a participação da Professora Dr. Viviana Borges Corte, Eduarda Avancini e Iris Moreira, que compartilharam seus conhecimentos com todos pesentes.
O recente estudo intitulado "Representatividade de Gênero na Divulgação Científica: Uma Análise da Exposição Cientistas Brasileiras na Perspectiva dos Estudantes", conduzido pelas pesquisadoras Iris Moreira da Silva, Eduarda Martins Avancini, Carolina Lourenço Vailant e Viviana Borges Corte, abordou questões cruciais relacionadas ao impacto das atividades promovidas pelo LABPOP, em particular a Exposição Cientistas Brasileiras: 90 anos de Niede Guidon, na percepção dos membros da equipe organizadora.
A educação científica é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento da sociedade. Ela não apenas forma futuros cientistas, mas também inspira a curiosidade e o entendimento científico em pessoas de todas as idades e origens. Nesse contexto, a transformação do Laboratório de Ensino de Biologia (LEB) no Laboratório de Popularização da Ciência (LABPOP) representa uma mudaça importante.
Os oceanos cobrem a maior parte da superfície do nosso planeta e abrigam uma infinidade de vida marinha e ecossistemas incríveis. Além de sua importância para o equilíbrio ambiental, os mares também têm um impacto significativo na cultura e nas comunidades costeiras ao redor do mundo. Neste artigo, vamos mergulhar na Cultura Oceânica e explorar como ela celebra, preserva e promove os tesouros marinhos.
A região norte do Estado do Espírito Santo receberá a Exposição Cientistas Brasileiras.
A Exposição tem o objetivo de dar visibilidade a história das mulheres cientistas brasileiras que foram pioneiras em suas áreas contribuindo de forma relevante para o desenvolvimento científico e incentivar que outras mulheres e meninas conquistem seus espaços e superem seus desafios em uma sociedade ainda permeada pela desigualdade de gênero.
🎨🌈 Vocês pediram lá no nosso Instagram e o LEB atendeu!!
A oficina de aquarela é uma oportunidade para você aprender ou aprimorar suas habilidades artísticas. As oficinas serão ministradas pelas duplas de artistas Ariel e Juliana / Nathalia e Gustavo, aberta a toda comunidade e oferece uma experiência única de aprendizado e criação.
Temos a felicidade de lhes convidar a participar da Exposição comemorativa aos 90 anos de Niède Guidon, que trará também em seu escopo outras brilhantes e inspiradoras mulheres cientistas brasileiras. A exposição será realizada no Mês das Mulheres, no hall da Biblioteca central da UFES, a abertura será às 10h do dia 08 de março.
O excelente trabalho de mediação da professora Simone Clarindo junto ao projeto de mestrado do professor Welington Peruch Jr. do ProfBio sob a orientação da Coordenadora do Laboratório de Ensino de Biologia, Dra.Viviana Borges Corte e do Professor da Universidade Federal de Goiás Dr. Michell Pedruzzi Mendes Araújo foi premiado na edição de 2022 do IDEA (ideia-inovação-invenção e artesanato) realizado na cidade de Szolnok na Hungria.